09/02/2023

Náuseas e vómitos na gravidez – Orientações nutricionais

Náuseas ou vómitos na gravidez estão entre os sintomas mais comuns no início da gravidez. A causa permanece desconhecida, mas sugere-se que possa ser multifatorial.

Náuseas ou vómitos na gravidez estão entre os sintomas mais comuns no início da gravidez. A causa permanece desconhecida, mas sugere-se que possa ser multifatorial, entre eles as alterações hormonais, gastrointestinais, ambientais e psicológicos/stress.

Na maioria dos casos não oferece gravidade, mas se existir uma grande perda de peso, na ordem dos 5% de peso pré-gravidez e existir grande perda de fluidos corporais, a situação pode tornar-se grave e requer tratamento médico e por vezes hospitalização.

Normalmente em casos ligeiros, mudanças no estilo de vida e na dieta podem ajudar a aliviar os sintomas:

• Antes de sair da cama pode optar por comer uma bolacha seca ou um pedaço de pão ou cereais sem açúcar, para não se levantar de estômago vazio;

• Faça pequenas refeições fracionadas ao longo do dia, cerca de 5 a 6 refeições podem ajudar;

• Faça snacks como frutas, frutos secos, torradas com pouca ou nenhuma gordura, pode usar fruta amassada, como maçã, banana por exemplo, para colocar em cima do pão…;

• Ingira pequenos volumes de comida para uma digestão mais leve;

• Evite esperar pelo momento em que já tem muita fome;

• Evite alimentos gordurosos, fritos e picantes, o café também pode piorar os sintomas;

• Especificamente o gengibre em chá, tempero, chupar pedaços da raíz ou suplemento (por exemplo 250mg –  4  vezes ao dia – deve ser individualizada a dose) ajuda na redução dos enjoos;

• A vitamina B6 em alimentos (gérmen de trigo, sementes girassol, frutas, peixes) ou suplementos também pode contribuir para essa redução;

• Chá de camomila frio. Os fluidos são melhor tolerados se frios, e tomados em pequenas quantidades fora das refeições;

• Para algumas mulheres águas aromatizadas, como limão, hortelã, são mais toleráveis;

• Experimente cheirar limão fresco, hortelã ou laranja;

• Ao cozinhar areje o espaço para facilitar a circulação do ar e não piorar os enjoos pelos odores;

• Durma o suficiente e apanhe ar fazendo passeios ao ar livre;

• Levante-se lentamente e evite movimentos bruscos;

• Evite o stress;

• Segundo OMS a acupuntura poderá ser recomendada.

O objetivo é tornar os sintomas toleráveis para que possa comer e beber o suficiente para um crescimento adequado do seu bebé e ter uma qualidade de vida razoável.