Consultas
Na consulta de Dermatologia Geral a pele é observada como um todo e o doente expõe as patologias dermatológicas que o preocupam.
Caso seja necessária a colaboração de uma área mais especializada da especialidade (Dermatoscopia Digital Computorizada, Alergologia Cutânea, Fototerapia, Cirurgia Dermatológica, Dermatologia Estética) ou a cooperação de outra especialidade o doente será encaminhado.
A Dermatologia Pediátrica é uma área da especialidade dedicada às dermatoses do recém-nascido, lactente, criança e adolescente, cujas particularidades justificam a sua individualização.
Em Portugal, à semelhança de outros países, existe o Grupo Português de Dermatologia Pediátrica constituído pelos Dermatologista que se dedicam a esta área da especialidade, do qual a Dra. Sónia Coelho faz parte.
Existem anualmente formações nacionais e internacionais exclusivamente dedicadas à patologia dermatológica pediátrica.
Consulta diferenciada para seguimento de doentes com antecedentes de cancro de pele e para observação e eventual seguimento de lesões pigmentadas em doentes de risco.
Utiliza-se o dermatoscopio como instrumento de apoio para a observação do paciente.
A Dermatologia Estética é uma área da especialidade dedicada è melhoria da aparência da pele recorrendo a diferentes técnicas que permitem um rejuvenescimento do paciente. A Dermatologia Médica tem um objetivo diferente que é o tratamento da doença dermatológica. Ambas pretendem devolver ao paciente um equilíbrio perdido.
Na consulta de Dermatologia Estética são abordadas as diversas técnicas dermatológicas anti-envelhecimento, habitualmente minimamente invasivas, sendo selecionadas as mais adequadas para cada paciente. Os tratamentos pretendem melhorar a textura cutânea e devolver a harmonia dos contornos do rosto e corpo, ajustadas à condição e expectativas de cada paciente e privilegiando um resultado final natural. Este interesse no aprimoramento da aparência da pele terá repercussões emocionais, físicas e sociais reconhecidas.
Os cuidados de limpeza e hidratação diários, o aconselhamento cosmético, as estratégias de prevenção do fotoenvelhecimento e a importância da valorização de hábitos de vida saudáveis como uma boa alimentação, a prática de desporto e sono de qualidade são também abordados nesta consulta, que pretende despertar o paciente para a necessidade de um envelhecimento cutâneo saudável.
É realizado um registo fotográfico antes e depois dos procedimentos permitindo um acompanhamento mais detalhados dos resultados, mantendo-se sempre total confidencialidade das imagens.
Na Dermatologia Estética destacam-se as principais técnicas realizadas:
O LASER Vascular Nd-YAG 1064nm é o mais indicado para o tratamento de diversos tipos de lesões com componente vascular:
- Derrames de pequeno e médio calibre dos membros inferiores
- Angiomas (sinais vermelhos)
- Telangiectasias (pequenos derrames) da face
- Alguns tipos de cicatrizes
- Estrias violáceas
Antes do tratamento é realizada uma avaliação clinica para determinar o tipo de pele (fototipo), tipo de lesão vascular, eventuais contraindicações e plano de tratamento.
A Luz Pulsada é considerada uma das técnicas mais importantes para o rejuvenescimento não ablativo.
O aparelho de Luz Intensa Pulsada usa uma tecnologia que emite uma luz policromática, ao contrário do LASER que emite um luz monocromática. O Synchro FT é o equipamento de Luz Pulsada do consultório e dispõe de cinco filtros que permitem a seleção de cinco comprimentos de onda que irão atingir alvos específicos nos tecidos: a melanina (sardas e lêntigos), os vasos sanguíneos (microderrames da face e decote) e o colágeno (flacidez e rugas). Os parâmetros de tratamento (filtro e energias selecionadas) são ajustados ao tipo de pele e patologia do paciente.
Está indicada no tratamento de algumas formas de rosácea, manchas, cicatrizes e estrias e na fotodepilação. Ao estimular a produção de mais colágeno, a pele adquire um aspeto mais homogéneo e tonificado, com grande melhoria das rugas, poros dilatados e da textura cutânea.
A fotodepilação consiste na utilização de um feixe de luz (LASER ou Luz Intensa Pulsada) de comprimentos de onda com especial afinidade pelo pigmento que dá cor ao pelo – a melanina. O pelo absorve a luz pela melanina presente na sua estrutura havendo transmissão de calor da haste pilosa às estruturas germinativas não pigmentadas onde o pelo é produzido – DESTRUIÇÃO POR CONDUÇÃO – não havendo aquecimento direto.
Esta condução só existe na fase de crescimento do pelo que corresponde a 20 a 40% dos mesmos, conforme a localização anatómica, determinando assim o número de pelos destruído por sessão. Estas razões explicam porque não é possível a eliminação de todos os folículos numa única sessão, sendo necessárias 6 a 10 sessões com intervalo mínimo de 3 semanas, para completar todo o tratamento.
Um peeling químico é um dos procedimentos cosméticos mais longínquos.
Consiste na aplicação de uma solução química na pele que provoca a destruição controlada das suas camadas superficiais, sua consequente eliminação, ao que se segue a sua regeneração.
É uma técnica utilizada para melhorar a textura da pele, permitindo obter:
- Redução de rugas e linhas de expressão;
- Tonalidade mais homogénea e minimização das manchas de idade ou sol;
- Melhoria da acne e suas cicatrizes;
- Textura mais fina dada a renovação celular da pele;
- Hidratação.
Os bioestimuladores de colagénio são uma inovação no combate ao envelhecimento da pele, permitindo uma melhoria e manutenção da firmeza e textura cutâneas de uma forma natural e duradoura.
Combatem a flacidez do rosto realçando o volume e contorno facial, suavizam a flacidez do pescoço, abdómen, coxas e braços permitindo também uma melhoria da celulite. Apesar do seu resultado ser semelhante aos dos tradicionais preenchimentos com acido hialurónico, os bioestimuladores dão volume e firmeza à pele ao estimularem a produção natural de colagéneo e elastina pelo próprio indivíduo. Este processo decorre gradualmente ao longo de 4 a 6 semanas sendo o pico de ação por volta dos seis meses, mantendo-se a produção proteica ativa cerca de dois anos. Em oposição, os preenchimentos, nos quais é introduzido ácido hialurónico na pele, devolvem volume e textura à mesma de uma forma instantânea, por vezes com a realização de mais do que uma sessão, havendo necessidade de re-tratamento após alguns meses, aquando da reabsorção do produto pelo organismo.
Os bioestimuladores são injetadas na pele por intermédio de uma cânula, evitando assim picadas e minimizando o risco de hematomas. Podem ser usados em idades mais jovens como um tratamento preventivo natural ou em pacientes com sinais mais avançados de envelhecimento interessados numa solução mais duradoura.
Aconselham-se 3 a 4 sessões iniciais com intervalo de 30 a 60 dias e posteriormente uma sessão anual.
O Skinbooster é um tratamentos cosmético que consiste na micro-injeção subcutânea de uma mistura de acido hialurónico (um composto natural da pele) e vitaminas. Trata-se de um ácido hialurónico fluido posicionado para uma hidratação profunda e para o estímulo da síntese de colagénio, não tendo capacidade de aumento de volume ou preenchimento. Pode ser aplicado na face, pescoço, decote e mãos.
Tem como resultados uma hidratação profunda, a suavização de rugas finas, olheiras ou cicatrizes bem como um rejuvenescimento global obtendo-se uma pele com maior elasticidade, brilho e densidade e lentificando-se assim o envelhecimento cutâneo.
Recomendam-se três sessões mensais seguidas de uma manutenção semestral.
Os Preenchimentos Dérmicos são procedimentos minimamente invasivos utilizados na correção de rugas de expressão, assimetrias faciais e remodelação do contorno do rosto restaurando áreas de volume modificadas com o envelhecimento e conferindo à pele um aspeto natural.
O Ácido Hialurónico é um constituinte natural do organismo, muito hidrofílico, participando na hidratação e na elasticidade dos tecidos. É muito biocompatível e pouco imunogénico, tendo um elevado perfil de segurança. A sua injeção na pele, graças à sua capacidade de captação de água, permite restaurar a hidratação cutânea, devolvendo também a sua elasticidade e criando volume.
A Toxina Botulínica é uma substância que bloqueia a transmissão dos impulsos nervosos aos músculos, diminuindo transitoriamente a sua contração. Isto permite o relaxamento muscular e a correção de rugas de expressão dinâmicas.
O seu uso estético está indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas frontais, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e os pés de galinha (rugas em redor dos olhos). Melhora também o sorriso gengival e o aspeto da pele do queixo em “casca de laranja”. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês (linha que se forma entre o nariz e o canto da boca), o mais recomendado é o preenchimento facial.
Uma outra aplicação importante é o seu beneficio no tratamento da hiperhidrose (excesso de sudação) das axilas, mãos ou pés. A administração de toxina nestas áreas, sobretudo axilas, reduz a produção de suor. Uma sessão proporciona meses de melhoria e a administração pode ser repetida quando a transpiração excessiva regressar.
A aplicação da toxina é um tratamento versátil e os resultados naturais dependem exclusivamente da técnica de aplicação individualizada, ou seja, dosagens corretas aplicados em pontos pré-determinados do rosto que respeitam as necessidades individuais do paciente.
Técnicas Dermatológicas
Criocirurgia
Curetagem
Electrocoagulação
Cirurgia Clássica Reconstrutiva
Dermatoscopia
LASER Vascular Nd-YAG
Luz Intensa Pulsada
Fotodepilação
Injeção de Toxina Botulínica
Bioestimuladores de Colagénio
Skinbooster
Peeling Químico
Corpo Clínico Associado
Conheça os nossos
profissionais de saúde