Medicina Desportiva

A Medicina Desportiva é uma especialidade médica que visa a prevenção, diagnóstico e reabilitação da patologia desportiva.

A Radiofrequência é uma técnica usada no controlo da dor crónica,com características que respeitam os princípios das técnicas mini-invasivas, que tem segurança e com maior desenvolvimento e implementação na ultima década.

A radiofrequência, consiste na colocação de uma agulha específica, junto ao alvo pretendido – o nervo responsável da dor, emitindo um estímulo elétrico (corrente alternada) que vai condicionar a dor. Este estimulo electrico vai diminuir significativamente a transmissão electrica da dor pelo nervo, até ao cérebro, interrompendo, o chamado ciclo da dor.

A aplicação da radiofrequência para a dor pode ser realizado de 3 formas, de acordo com o tipo e origem da dor: Radiofrequencia continua, radiofrequência pulsada e radiofrequência a frio

Existem muitas aplicações desta técnica, mas é principalmente usada nos casos de artrose:

• artrose da coluna vertebral;
  • artrose do joelho;
  • artrose da mão e punho;
  • artrose da anca;
  • artrose do tornozelo;
  • artrose da sacroiliaca.

A viscosuplementação é uma técnica clínica, que consiste na introdução de uma substância biologicamente activa, geralmente colocada dentro de uma articulação, de modo a melhorar o líquido articular e a cartilagem das articulações.

A Viscosuplementação não é a habitual designada “infiltração”, pois as “infiltrações” são a aplicação de um medicamento anti-inflamatório dentro de uma articulação.

Na viscosuplamentação, é injectado um “gel que lubrifica a articulação” , para melhora a nutrição das células cartilagíneas. A viscosuplementação não tem as contra-indicações como existe nas “infiltrações com corticosteróides”.

A viscosuplementação é usada, muito frequentemente na artrose, que é uma lesão degenerativa / lesão de desgaste da cartilagem que reveste os ossos nas articulações.

A viscosuplementação poderá ser uma forma excelente de melhorar a qualidade de vida dos doentes, através da diminuição da dor e a melhoria da mobilidade das articulações. Pode ser usada em articulações como o joelho, o ombro, tornozelo, anca ou punho.

A ecografia permite ter uma precisão e auxilio na realização destas aplicações. Também no caso da mão e dedos, pode ser aplicada.

Os PRP´s, são vulgarmente conhecido como fatores de crescimento. Estes são obtidos após uma amostra de sangue do próprio doente, sendo esta submetido a uma máquina selecciona uma porção do sangue: concentrado de plasma. Este concentrado de plasma, é altamente concentrado em substâncias com alto poder para regenerar os tecidos, como por são exemplo os tendões, músculos, ligamentos e cartilagem.

A aplicação do PRP, consiste na injeção, praticamente indolor, no local onde se pretende a sua actividade.

Inicialmente muito usado na Medicina Desportiva, em atletas, mas cada vez mais se utiliza na população em geral, principalmente naqueles que precisam de melhorar zonas traumáticas ou degeneradas, com taxas de sucesso evidentes.

Os PRP´s são fequentemente utilizados nas patologias: “tendinites” , lesões musculares, artroses / doenças degenerativa, resultando na melhoria da cicatrização dos tecidos ou na regeneração da cartilagem e ligamentos, diminuindo a dor e melhoria da qualidade de vida.

A mesoterapia consiste na administração de pequenas doses de misturas de medicamentos em pequenas quantidades e altas concentrações, na pele, e o mais perto possível da lesão, permitindo a diminuição dos efeitos secundários associados aos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), usados na dor músculo-esquelética. Pode ser usado em lesões desportivas, tendinopatia, fasciite, periostite, bursite e lesões ligamentares.

A infiltração de ponto gatilho é uma técnica que consiste na introdução de uma agulha, directamente no músculo, em que se associa uma injecção de anestésico (geralmente lidocaína a 2%), associado ou não a um anti-inflamatório. Também pode ser uma punção “seca” (dry needling), aplicado nos esignados de pontos de gatilho.Os pontos de gatilho são os pontos de maior dor, localizada e palpável no músculo como um nódulo, papo ou “carroço”, devido a uma maior tensão muscular. A origem do aparecimento destes pontos é desconhecida, mas tudo indica que devem estar associados ao uso excessivo / sobrecarga da musculatura. O que acontece nos esforços físicos pesados ou na inflamação local, entre outras causas.

A ozonoterapia baseia-se na utilização de ozono médico no tratamento de várias doenças. Trata-se de uma nova arma usada para tratamento de doenças inflamatórias e crónicas. O tratamento é feito em ambulatório e sem efeitos secundários e complicações. A ozonoterapia diminui de forma importante o grau de dor e inflamação no paciente. Pode ser administrado por infiltração junto à região dolorosa, por auto-hemoterapia Major, auto-hemoterapia menor, insuflação retal ou por bolsoterapia. Foi aprovada na primeira reunião internacional de Escolas de Ozonoterapia realizada na Real Academia Nacional de Medicina em Junho de 2010 em Madrid.

As Ondas de Choque são um método de tratamento não invasivo, seguro e eficaz, que usa ondas acústicas no tratamento de algumas doenças músculo esqueléticas, e também na medicina estética e dermatofuncional.

A EPTE é uma técnica minimamente invasiva, guiada por ecografia que envolve a aplicação de uma corrente através de uma agulha de acupuntura, promovendo um processo inflamatório controlado, resultando na reparação do tecido danificado.

Muito usado em lesões tendinosas e musculares e amplamente utilizado em medicina desportiva.

A avaliação médico desportiva é uma avaliação que visa a prevenção, diagnóstico e reabilitação da patologia desportiva. O exame médico desportivo consiste na avaliação por um médico de medicina desportiva, realização de eletrocardiograma e avaliação dos parâmetros antropométricos.

É a ciência na área da saúde, especializada na investigação, prevenção, diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano. Atua no tratamento do pé da criança, idoso, diabético, pé neurológico e vascular.

Vocacionada para a reabilitação de patologia músculo-esquelética e patologia decorrente da prática desportiva. Podem ser feitos tratamentos de eletroterapia, terapias manipulativas e meios físicos e Ginásio. Atua na identificação, prevenção, recuperação, reeducação e reabilitação.

A Acupuntura é uma técnica milenar que consiste na inserção de agulhas sólidas e extremamente finas para obter efeitos terapêuticos a nível do Sistema Nervoso, Endócrino e Imunitário.

Corpo Clínico Associado

Conheça os nossos